"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

12/02 - Santos e Bem-aventurados

São Bento, bispo de Albenga, Savona, noroeste da Itália (primeira metade do séc. IX - † por volta do ano 900). Beneditino, viveu como eremita na ilha de Gallinara, que deixou quando foi eleito bispo de Albenga.

São Bento de Aniane, beneditino francês (nascido por volta de 750 e falecido perto de Aachen, Alemanha, em 821), foi o restaurador da disciplina religiosa no Império carolíngio. De nome Witiza, filho do conde Maguelonne (Languedoc), fundou em suas terras a abadia de Aniane (780-787). Encarregado por Ludovico o Piedoso de visitar e reformar os mosteiros da França, cumpriu sua missão baseando-se na regra original beneditina, mas insistindo sobretudo sobre dois pontos: separação completa do mundo e minuciosa uniformidade das regras monásticas. Os efeitos de seu trabalho, ao qual se inspirou a reforma dos mosteiros aprovada em Aachen em 817, se deram, sobretudo, no campo litúrgico. Foi autor de vários escritos, entre os quais a Concordia regularum.

Santa Eulália, virgem e mártir († Barcelona, Espanha, 304). De acordo com algumas fontes teria enfrentado o martírio em Márida, na Extremadura, mas a passio tem surpreendentes semelhanças com a mártir romana Inês e, portanto, não se pode chegar a nenhuma notícia certa, a não ser de seu culto muito antigo. É uma das santas mais populares da Espanha.

São Juliano o Hospitaleiro. Não se têm notícias do lugar e da data de seu nascimento Alguns falam que viveu no centro da França e outros no centro da Itália. Segundo uma lenda transmitida por santo Antonino, teria sido um caçador, que involuntariamente teria matado seus pais. Teria, depois, se retirado à vida ascética com a esposa Basilissa num lugar muito afastado, e aqui teria fundado um hospital, centro de acolhida para viajantes pobres e doentes. Protetor dos barqueiros, dos que trabalham sobre os tetos e nos hospitais.
        
São Gozelino, abade italiano († 1053). Abade do mosteiro de são Solutor, nas proximidades de Turim (noroeste da Itália), recebeu doações de Cuniberto, bispo da cidade. Suas relíquias foram transladadas em 1575 pra a igreja da Companhia de Jesus em Turim.

São Ludano, escocês, que faleceu na aldeia de Northeim, às margens do rio Ill (nordeste da França) enquanto ia em peregrinação para Roma.

São Melécio, patriarca de Antioquia (Melitene, início do séc. IV – Constantinopla, 381). Bispo de Sebastes (358), em 360 foi elevado à sede patriarcal de Antioquia da Síria, graças ao apoio recebido de Acácio, bispo de Cesaria, seguidor da doutrina arino-oeiana. No entanto, Melécio, que naquele tempo parecia se inclinar para o arianismo, desfez as expectativas dos arianos, combatendo-os energicamente. Exilado pelo imperador Constâncio II (360) por causa de sua profissão de fé nicena, e substituído por Euzóio, um amigo de Ario, voltou para Antioquia em 362. Naquele mesmo ano, os ortodoxos nicenos pressionados porque, por uma disposição de são Eustácio, não tinham sido reconhecidos os sucessivos bispos de Antioquia, consagraram irregularmente bispo de Antioquia o sacerdote Paulino. Exilado ainda por duas vezes pelo imperador do Oriente Valente (365-367; 371-378), favorável aos Omeos, e em conflito com Roma que, suspeitando-o de arianismo, apoiou Paulinho, soem 378 foi reconhecido pelo poder civil legítimo representante dos seguidores da ortodoxia nicena. Aceito por toda a Igreja do Oriente, em 381 presidiu o Concílio de Constantinopla (2º ecumênico), durante o qual faleceu.


Santo Antônio Cauleas, Patriarca de Constantinopla,  Constantinopla, 901

São Damião da África, mártir,  504

São Damião de Roma, mártir (?)

Santos Mártires de Abitina,  Cartago (atual Tunísia), 304



Bem-aventurado Reginaldo de Orleans
Reginaldo nasceu em 1175 na pequena cidade de Saint Gilles, sul da França . Desde a infância foi uma criança especial, possuía inteligência acima da média e vocação religiosa. Comunicador nato, se tornou uma figura extremamente carismática e singela, generoso com o próximo mas austero consigo mesmo.
Com estas características, ao atingir a idade indicada, foi estudar direito canônico na Universidade de Paris. Em 1206, recebeu o diploma de doutor, sendo convidado para ser titular da cadeira de direito canônico, cargo que exerceu durante cinco anos. Reginaldo dividia o seu tempo com o trabalho, o estudo, a caridade e a oração contemplativa unida a rígida penitência, alcançando grandes progressos espirituais. Ficou conhecido e se tornou respeitado no meio acadêmico e do clero. Os seus contemporâneos registraram que era um gigante durante os sermões, ardoroso e veemente, adquiria um brilho especial, fazendo com que a presença de Deus fosse sentida no ambiente e o no coração dos ouvintes.
No início de 1212, Reginaldo aceitou ser o decano e canônico na diocese da cidade francesa de Orleans. Sempre humilde, continuou cativando os fiéis com sua oratória. Depois de seis anos, desejando definir em que Ordem deveria ingressar, aceitou acompanhar o bispo de Orleans em sua peregrinação à Roma com destino à Terra Santa.
No Vaticano, Reginaldo ficou sabendo sobre uma Ordem recém criada, para a formação de padres predicantes, cujo fundador, o padre Domingos de Guzman, tinha fama de santidade, sendo hoje venerado pela Igreja. Embora interessado decidiu seguir para Jerusalém, mas logo regressou pois ficou gravemente doente. Apesar de desenganado, milagrosamente foi curado pela intercessão de Nossa Senhora, que lhe apareceu e mostrou um hábito.
Reginaldo percebeu que se tratava da Ordem dos Padres Predicadores, indo procurar o seu fundador, que o aceitou e lhe deu a primeira missão a ser executada em Bolonha, Itália. Como grande predicador que era, inflamou os ânimos de seus ouvintes, despertando as vocações e induzindo muitos a ingressarem na nova congregação. De modo que, o edifício da comunidade, em Santa Maria de Mascarela, se tornou pequeno e tiveram de se transferir para o outro convento, na propriedade rural de São Nicolau, não muito distante.
Pelos resultados fantásticos e devido ao sucesso obtido em Bolonha, no final de 1219, ele recebeu a tarefa de ir à Paris, para impulsionar aquela comunidade. O sucesso se repetiu, pois alí também a sua palestra entusiasmada exerceu um fascínio irresistível.
No dia 12 de fevereiro de 1220, morreu serenamente após ter abraçado a vida dos apóstolos. Foi sepultado na Catedral de Notre-Dame des Champs, atual Suíça. Entretanto o seu corpo desapareceu durante a revolução do final do século XVIII. O seu culto foi confirmado e mantido no dia de sua morte, pelo Papa Pio IX em 1875, que beatificou Reginaldo de Orleans, como se tornou conhecido entre os dominicanos.

Bem-aventurado Jorge Haydock, sacerdote e mártir, Lancashire (Inglaterra), 1556 – Londres (Grã-Bretanha), 12 de fevereiro de 1584

Bem-aventurada Umbelina, abadessa, 1092 – Jully-les-Nonnais, França, 1136

Bem-aveturado Paulo de Barletta (sul da Itália), religioso agostiniano, Barletta, início do séc. XVI – sul da Índia, 13 de maio de 1580

Bem-aventurados Thomas Hemmerford, Jaime Fenn, John Nutter e John Munden, sacerdotes e mártires, + Tyburn, Inglaterra, 12 de fevereiro de 1584

Nenhum comentário: