"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Três ex-bispos anglicanos são recebidos na Igreja Católica


.- Em uma singela cerimônia celebrada na Catedral de Westminster no sábado 1º de janeiro, os ex-bispos anglicanos Andrew Burnham, John Broadhurst e Keith Newton, foram recebidos no seio da Igreja Católica e dentro de alguns dias receberão a ordenação sacerdotal.

O semanário inglês Catholic Herald informou em sua edição de internet da segunda-feira 3 de janeiro que os três ex-bispos serão ordenados diáconos no próximo 13 de janeiro e dois dias depois, no dia 15, receberão a ordenação sacerdotal.

A publicação sustenta que o ingresso dos três pastores à Igreja constitui o primeiro passo concreto para o estabelecimento do ordinariato que acolherá os anglicanos que desejem pertencer à Igreja Católica, cujo estabelecimento oficial poderia acontecer antes das anunciadas ordenações.

Burnham, Broadhurst e Newton serão os primeiros ex-bispos anglicanos em assumir segundo a disposição do Papa Bento XVI aos anglicanos que desejam estar em plena comunhão com Roma. Segundo o Catholic Herald, espera-se que o passo dos três ex-bispos seja seguido por 500 e até 800 pessoas.

A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna logo depois de que algumas de suas comunidades aprovassem a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVIpublicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, na que estabelece o modo no qual os anglicanos que queiram ingressar na comunhão plena da Igreja Católica possam fazê-lo.

(ACI Digital)

Em 04 de novembro de 2009 o Santo Padre publicou a Constituição Apostólica "Anglicanorum Coetibus) instituindo um Ordinariato Pessoal para os Anglicanos. A notícia já dá conta dos motivos de dissensões dentro da Igreja Anglicana. A solicitação coorporativa dos anglicanos em retornarem à Igreja Católica motivou a criação deste Ordinariato.
Acredito que no Brasil ainda há de ser erigido um Ordinariato. Veremos.

Nenhum comentário: