"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Estudo americano mostra que ter filhos potencializa o cérebro


Sou mãe, tenho mais neurônios!

Um estudo americano mostra que ter filhos pode dar uma força para o seu cérebro. Entenda e saiba quais são as outras habilidades que você ganha com a maternidade

Já pensou no tanto de coisa que uma mãe precisa saber e fazer para cuidar de uma criança? E ainda dar conta do trabalho, da casa, do marido, dela mesma. O cérebro dá uma força nesse momento tão importante.

Um estudo da Universidade Tufts (EUA) indicou que o comportamento maternal estimula a criação de novos neurônios em fêmeas de ratos e ovelhas. "Os novos neurônios produzidos durante e após a gravidez podem estar envolvidos no reconhecimento dos filhos e nos cuidados maternos durante a lactação", explica Robert Bridges, um dos responsáveis pela pesquisa.

O mesmo pode ocorrer em seres humanos. "Esses estudos abrem novas perspectivas para o desenvolvimento de habilidades", afirma Luiz Celso Pereira Vilanova, chefe da neurologia pediátrica do Hospital São Paulo (SP).

Mas as vantagens não param por aí. Há outras habilidades que você ganha com a maternidade:

  • Percepção: Amplia-se o poder sensorial, especialmente a audição e a visão.
  • Eficiência: O desafio de aliar maternidade à vida profissional expande os recursos mentais.
  • Resiliência: As mães lidam melhor com o estresse e uma das razões pode estar na ocitocina, hormônio que estimula as contrações e a produção do leite, e também funciona como antiestresse.
  • Motivação: Ficam mais disciplinadas, destemidas e ambiciosas (no bom sentido).
  • Inteligência emocional: Aumenta a habilidade de entender as próprias emoções e sentimentos, assim como as dos outros
(Site Cléofas - Revista Crescer)

Uma notícias muito boa! Tenho quatro filhos - minha esposa realmente é muito habilidosa! Um fraterno abraço a todas as mães - mulheres corajosas!

Nenhum comentário: