"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Setor Universidades da CNBB promoverá Encontro sobre as Instituições de Ensino Superior do Brasil

Curitiba (Quarta-Feira, 26-01-2011, Gaudium Press) O Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), promoverá entre os dias 08 a 11 de fevereiro o Encontro Nacional da Ação Evangelizadora nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. O evento, que visa a dar continuidade aos encaminhamentos do encontro realizado em agosto de 2010 em Aparecida (SP) e terá como tema "Linhas de ação da pastoral universitária", será realizado no Centro Marista Marcelino Champagnat, na cidade de Curitiba, no Paraná.

De acordo com a assessoria do Setor Universidades da CNBB, o encontro tem como objetivo principal a consolidação de um texto-base, a partir das proposições do encontro de Aparecida, contendo orientações sobre as grandes linhas comuns e pistas de ação para a articulação da evangelização da Igreja nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando "na promoção de maior sinergia, organicidade, impacto e profundidade das iniciativas". As reflexões do encontro irão considerar duas grandes questões já muito bem encaminhadas na Igreja: a referência dos documentos eclesiais e as experiências pastorais consolidadas no dia-a-dia das IES.

Entre os documentos de referência, os organizadores do evento destacam os textos do Concílio Vaticano II; as encíclicas "Felix et Ratio" e "Caritas in Veritate"; "Missão da Universidade na América Latina" (CELAM); "Diretrizes e normas para as universidades católicas" e "Evangelização e pastoral da universidade, ambos da CNBB"; "Documento de Aparecida"; "Pastoral Universitária - Documentos e conferências 1"; entre outros.

Já como experiências evangelizadoras referenciais, o encontro ressaltará iniciativas conduzidas pelos setores de Pastoral Universitária dos regionais da CNBB e ou dioceses e pelas IES Confessionais Católicas; coordenadas por equipes de pastoral ligadas à ANEC e por movimentos e grupos cujos carismas contemplam a missão nas universidades.

Com exceção do primeiro dia de encontro, serão realizadas celebrações eucarísticas em todos os demais dias, sendo que a missa de encerramento do evento acontecerá na Capela Universitária da PUCPR, e contará com a presença do arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti.

(Gaudium Press)

Uma observação - a encíclica citada tem seu nome correto como Fides et Ratio (e não Felix et Ratio).
Este evento é uma grande oportunidade para a Arquidiocese de Curitiba que possui em seu território muitas instituições de ensino superior, mas uma presença da Igreja neste ambiente muito pífia. Espero também que haja espaço para a presença dos Movimentos Eclesiais que tem buscado seu espaço nestes ambientes.

Nenhum comentário: