"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

RCC em missão: “Saibamos e nos alegremos com que o Espírito tem feito através da RCC”

A segunda pregação do Encontro Nacional de Formação foi conduzida pela missionária Rita de Cássia de Sá, coordenadora da Comissão de Formação da RCCBRASIL. Sob o tema “RCC em missão”, o momento teve o propósito de mostrar tudo aquilo que o nosso Movimento tem feito para que o Evangelho de Jesus Cristo seja anunciado.
“Este momento é uma partilha das alegrias” , iniciou Rita. Ela lembrou e proclamou o tempo novo no qual vivemos em nossos Grupos de Oração, tempos de abundância, de portas abertas, e lembrou a profecia de Joel, que diz que o Senhor está fazendo grandes coisas.
Rita continuou: “Deus nos diz: ‘olhem para vocês, vocês são um povo missionário!’”. A coordenadora da Comissão de Formação se usou dos documentos da Igreja para demonstrar que a maturidade eclesial de um grupo se atinge quando um ardor missionário se instala em seu coração.
Nesse ponto, a missionária começou a mostrar através de vídeos produzidos pela equipe de Comunicação do Escritório Nacional as iniciativas de missão propostas por diversos ministérios da RCC.
O primeiro projeto apresentado foi o Jesus no Litoral (veja o vídeo apresentado no ENF abaixo). “Esses jovens tem a melhor notícia a dizer”, lembrou Rita.
Logo em seguida, o destaque foi a Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionário: “Os frutos desta escola provam o quanto a mão de Deus está presente sobre os que a fizeram”, afirma a missionária, ao dizer que desta iniciativa já se concretizaram diversas vocações missionárias. De lá, se ofereceram missionários para o Marajó, Uganda, locais de missão ad gentes abraçados pela RCC do Brasil. Até mesmo a própria Rita de Cássia é fruto da primeira edição da Escola, como ela testemunha.
A Missão Marajó, primeira missão ad gentes da RCCBRASIL, também foi mostrada. “É um povo sofrido, mas alegre, que abriu as portas à missão”, relata Rita, que recentemente passou um mês nas Casas de Missão de Breves e Afuá.
Missão de todos“Não é o Escritório Nacional quem faz a missão, é toda a Renovação Carismática Católica”, exortou Rita. Ela lembra que, para que as iniciativas sejam bem sucedidas, todo o nosso povo precisa estar engajado junto com ela, colaborando financeiramente, mas, mais que isso, com oração, intercessão, até mesmo divulgando a missão.
Além fronteirasPara finalizar a pregação, Rita chamou ao palco os missionários Evandro e Adenilson, responsáveis pela Missão Europa, a primeira missão internacional da RCCBRASIL. A presença de jovens brasileiros se dará diocese de Pamplona, Espanha, alguns dias antes da Jornada Mundial da Juventude de Madri, em agosto.
Eles relatam que, quando chegaram à Espanha, se depararam com uma realidade de uma onda de ateísmo, com uma juventude desanimada. “A Europa necessita de anúncio”, afirmou Adenilson com convicção. “Um dia europeus vieram ao Brasil, somos um povo cristão porque eles vieram. O Brasil tem uma dívida com eles”, disse Evandro.
A pregação foi concluída com uma bênção do Frei Giribone com a intercessão de Santa Maria Rainha, padroeira da província de Navarra. Uma imagem deste título da mãe de Jesus foi entregue aos missionários, como modo de criar um vínculo.
(RCC Brasil)

Nenhum comentário: