"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Papa nomeia Ordinário para ex-anglicanos


Cidade do Vaticano, 15 jan (RV) - O Papa Bento XVI nomeou neste sábado o Rev. Keith Newman como primeiro Ordinário do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham. O Rev. Newman, juntamente com o Rev. Burnham e o Rev. Broadhurst, cuidará da preparação catequética dos primeiros grupos de anglicanos da Inglaterra e País de Gales, que na Páscoa serão recebidos na Igreja Católica, junto com os seus pastores, assim como também o acompanhamento dos ministros que se estão preparando para serem ordenados ao sacerdócio católico na próxima festa de Pentecostes.

O Reverendo Keith Newton, nomeado pelo Santo Padre, primeiro Ordinário do Ordinariato Pessoa, tem 58 anos (nasceu em Liverpool, em 1952), é casado, com três filhos. Ordenado diácono na Igreja Anglicana, em 1975, e presbítero dois anos depois, desempenhou diversos ministérios em Inglaterra e também no Malawi. Ordenado bispo anglicano em 2002, foi bispo auxiliar do Arcebispo de Cantuária, George Carey, primaz da Comunhão Anglicana, até ao ano passado.

Junto com a esposa, Gill Donnison, foi acolhido na plena comunhão com a Igreja Católica, na catedral de Westminster, no último dia 1º de janeiro, pelo bispo auxiliar de Westminster, Dom Alan Hopes.

Em conformidade com as disposições da Constituição Apostólica “Anglicanorum coetibus”, do Papa Bento XVI, de 4 de Novembro de 2009, e após cuidadosa consulta com a Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, a Congregação para a Doutrina da Fé erigiu, em data de hoje, um Ordinariato Pessoal, no território de Inglaterra e País de Gales, para aqueles grupos de pastores e fiéis anglicanos que exprimiram o seu desejo de entrar na plena comunhão visível com a Igreja Católica. O Decreto que institui o Ordinariato especifica que esse será denominado “Ordinariato Pessoal de Nossa Senhor de Walsingham” e terá como patrono o Beato John Henry Newman.

Entretanto, neste sábado, 15 de Janeiro, em Londres, na catedral de Westminster, D. Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, ordenou sacerdotes católicos os três ex-bispos anglicanos: o Rev. Andrew Burnham, o Rev. Keith Newton e o Rev John Broadhurst. (SP)

(Rádio Vaticano)

Uma observação: na notícia, logo no início, o nome do Ordinário está incorreto. O certo é Keith Newton, como em seguida aparece.

Nenhum comentário: