"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fazenda Nova prepara a Paixão


O "maior espetáculo da Terra" tem uma estrutura baseada na repetição. Em abril, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém chega à sua 44ª edição, recontando a história do martírio e ressurreição de Jesus. São 36 páginas de roteiro que os atores principais precisam ler e gravar – a peça é dublada. As marcações, figurinos e falas seguem a mesma estrutura há anos, com algumas modificações para atender as demandas da produção. Neste ano, as mudanças são técnicas. A cenografia e os figurinos vão ser renovados, haverá mais efeitos especiais e nova iluminação cênica. Falar da Paixão de Cristo ainda em janeiro parece precipitado, mas desde agosto a produção se reúne para definir o espetáculo deste ano.

Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press

Na parte artística da Paixão, a grande novidade é que, neste ano, o espetáculo se despede dos atores globais na pele de Jesus. No próximo ano, o ator pernambucano Zé Barbosa, de 28 anos, deverá assumir o papel. Na temporada 2010, ele substituiu Eriberto Leão em uma das encenações. O ator, inclusive, já deveria ter começado como Jesus neste ano, mas o ator Thiago Lacerda havia reservado o papel desde 2008, quando interpretou Cristo pela segunda vez, em Nova Jerusalém. "Completo 33 anos agora e queria me despedir desse personagem aqui", explicou o ator, que esteve na semana passada, na cidade-teatro, para gravar o comercial de divulgação do espetáculo. Outra novidade é a cantora Fafá de Belém no papel de Maria.

Diretor do espetáculo desde 1997 e membro da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Carlos Reis lembra que os primeiros oito anos da Paixão dentro da imensa cidade cenográfica de 100 mil metros quadrados foram de pura experimentação. "Tudo o que se pode imaginar para a peça, a gente já pensou e já testou", diz. Entre as experimentações, estava o fim da dublagem, motivo de inquietação entre atores – que não podem atuar com a voz – e público. Mas com a longa duração do espetáculo, mais de 2h30, os atores perdiam a voz e os microfones também não conseguiam captar o som com fidelidade. Hoje, todas as falas são gravadas num estúdio no Recife. O processo de gravação começou na semana passada.

Assim como em 2010, o espetáculo terá um dia a mais, destinado a idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. A temporada é de 15 a 23 de abril. Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 80. Mais informações: 3732-1129 e www.novajerusalem.com.br. (Carolina Santos)

(Jornal de Caruaru)


Sempre tive a impressão de que este espetáculo é fabuloso e bastante fiel ao relato evangélico. Ainda espero assistir (inveja dos pernambucanos! hehehehe). Mas não posso deixar de elogiar com letras graúdas o belíssimo espetáculo que o grupo teatral Lanteri tem realizado ano após ano aqui em Curitiba, na pedreira Paulo Leminski! Parabéns a nós curitibanos também!

Nenhum comentário: