"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ecumenismo: Papa vai receber delegação luterana da Alemanha

Cidade do Vaticano, 19 Jan (Ecclesia) – O Vaticano anunciou que Bento XVI vai receber, no próximo dia 24 de Janeiro, uma delegação da Igreja evangélica luterana alemã, que assinala os 500 anos da visita a Roma de Martinho Lutero (1483-1546).

A audiência acontece, simbolicamente, no penúltimo dia da semana de oração pela unidade dos cristãos.

Segundo os biógrafos de Lutero, a visita a Roma esteve na origem da Reforma Protestante, do século XVI, dado que o monge alemão terá ficado chocado com o comércio de cargos eclesiásticos e de indulgências.

No dia 23 de Janeiro, Domingo, está prevista uma cerimónia ecuménica na abadia de São Paulo Fora dos Muros, à margem da qual vai ser plantada uma árvore em parceria com o Jardim da Reforma, em Wittenberg (cidade onde Lutero publicou as suas «95 teses»), centro-leste da Alemanha.

Em 1999, A Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial assinaram a «Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação», tema central para a teologia cristã, documento que é considerado um dos marcos mais relevantes do caminho ecuménico nas últimas décadas.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: