"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Diocese de Montenegro abre as portas de Seminário para jovens da região

Todos os anos, no período de férias, o Seminário São João Maria Vianney, que pertence à diocese de Montenegro (RS) promove uma semana de estágio para os jovens que estão em processo de discernimento vocacional. A iniciativa tem como objetivo oportunizar uma vivência semelhante a que os futuros seminaristas encontrarão durante a formação no Seminário Maior, no município de Bom Princípio (RS). O encontro acabou ontem, dia 20.

De acordo com o animador vocacional da diocese de Montenegro, padre Neimar Schuster, 17 jovens participaram das atividades, sendo que 12 realizaram o estágio pela primeira vez. Destes 12, nove já confirmaram o ingresso no Seminário no dia 27 de fevereiro, quando inicia o ano letivo. No total, a casa terá 14 seminaristas em 2011.

Padre Neimar está contente com o número de novos candidatos. "Em 2010, foram apenas três", disse . Ele destaca a importância de famílias e comunidades estimularem as vocações, sobretudo através da oração. O sacerdote observa ainda que há bons exemplos de padres na diocese, que são incentivadores em suas paróquias.

Todos os novos seminaristas, segundo o padre Neimar, estão envolvidos em alguma atividade de grupo na sua comunidade. “A vocação brota de uma experiência de fé”, explica.

No Seminário, os jovens cursam o Ensino Médio no turno da tarde, em uma escola estadual de Bom Princípio. Pela manhã e à noite, ocorre a formação complementar, nas dimensões comunitária, intelectual e espiritual. Os seminaristas também têm momentos de lazer e realizam outras atividades.

(CNBB)

Nenhum comentário: