"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

18 de janeiro - Santos e beatos

São Leobardo nasceu em Auvergne, na atual França. Entregou-se ao estudo e consagrava seu tempo livre a estudar alguns salmos de Davi. Preparava-se assim ao serviço de Deus com a prática da oração.

Depois da morte de seus pais e de transferir seus compromissos matrimoniais a seu irmão mais novo, Leobardo rumou para a tumba de São Martinho, onde depois de ter orado longamente, encerrou-se perto da abadia de Marmouituer e instalou-se em uma cela.

Dedicou-se a fabricar pergaminhos para escrever as passagens da Bíblia e dos salmos que se escapavam da memória. Diante de algumas dificuldades que teve com outro morador, o santo encontrou nos livros deixados por Gregório de Tours, todos os meios necessários que o conduziam a sua salvação e à santificação dos demais, pois Deus concedeu-lhe o dom dos milagres, em favor dos que vinham visitá-lo. Morreu em 593.


Santa Margarida de Hungria, religiosa dominicana. Nasceu em Rau entre 1242 e 1243 e faleceu no mosteiro da Ilha de Lepre, perto de Buda em 1270. Filha do rei da Hungria Bela IV e neta de Santa Isabel da Hungria, foi educada pelas religiosas dominicanas e Verzprém. Rejeitando o casamento com o rei da Boêmia, Otocaro II, que derrotou o rei Bela (1260), tomou o hábito religioso e retirou-se, em oração e penitência, no mosteiro da Ilha de Lepre (depois chamada de Ilha Margarida). Foi canonizada pelo Papa Pio XII em 1943.


Santa Prisca (ou Priscila), virgem e mártir

Segundo alguns autores, tinha apenas 13 anos quando São Pedro a batizou, em Roma, por volta do ano 64. Sofreu pouco depois o martírio, por não ter sacrificado aos deuses pagãos. É considerada a primeira mártir do Ocidente.


São Sulpício. Pouco sabemos da vida deste santo antes de sua elevação à sede episcopal de Bourges. Sabe-se que era natural da França e pertencia ao clero daquela cidade, quando pela morte do antecessor, foi escolhido como bispo. Isto se deu nos primeiros decênios do século VII. Fala a tradição que curou da pleurite o rei Clotário II e por isso é invocado por quem sofre desta doença. A passagem do bispo pela diocese foi marcada por uma atividade muito intensa, seja na propagação do Evangelho, seja na consolidação da fé, como também na formação do clero e na implantação da vida monástica, que representava naqueles tempos, a organização mais eficiente e perseverante na difusão do Evangelho. Sulpício faleceu em janeiro de 647 e foi sepultado numa abadia beneditina fora dos muros da cidade.


Santos Coscônio, Zenon e Melanipo, mártires de Nicéia, na Bitína, atual Turquia


São Deicolo, abade do mosteiro de Lure, na Borgonha (França), + 625


Santos Sucesso, Paulo e Lúcio, bispos e mártires de Cartago (Norte da África), metade do séc. III


São Volusiano de Tours (França), bispo, + 496


Bem-aventurada Regina Protmann, fundadora, [Braunsberg – Ermeland (Polônia), 1552 - † 18 de janeiro de 1613]. Regina era filha de Peter Protmann e Regina Tingels, ambos descendentes de famílias ricas e cristãs. Nascida em 1552, em Braunsberg, hoje Braniewo, Polônia, tornou-se uma fantástica personalidade religiosa do seu tempo, do seu povo e da Igreja Católica.

No século em que viveu, a Europa passou por intensas e tumultuadas mudanças sociais. No campo religioso e político aconteceram os movimentos da Reforma e da Contra Reforma da Igreja de Roma. Foi o grande cisma, que incluiu luta armada e dividiu a cristandade entre católicos e protestantes.

Nesse clima Regina cresceu, bonita, vaidosa e inteligente, apreciando as roupas elegantes, as diversões e festas, como todas as jovens de sua condição social. Tinha espírito de liderança, por isso se sobressaia às demais amigas. Era uma filha amorosa e obediente. Os pais lhe proporcionaram uma boa educação intelectual, moral e religiosa. Era hábito da família se reunir à noite em volta da lareira, onde o pai narrava sobre a história dos povos, a vida dos Santos e ensinava a Palavra de Cristo aos filhos.

Ela vivia no amor e no segmento de Jesus. Da vida dos Santos, a que Regina mais gostava era a de Santa Catarina de Alexandria, rainha, virgem e mártir dos primeiros tempos. Talvez porque a Santa era a padroeira de sua cidade e, também, por ter sido batizada na Igreja dedicada à ela. Assim, no seu íntimo, havia decidido imitar a Santa em sua total adesão a Jesus.

O forte chamado ocorreu aos dezenove anos de idade. Regina deixou o conforto da casa paterna e renunciou a um vantajoso casamento. Junto com duas companheiras, foi morar numa casa humilde, para viver na oração, na penitência, na pobreza, para servir a Deus no amor ao próximo.

Por sua coerência de vida no ideal de seguir a Jesus Cristo, fez sua opção às pessoas sofredoras e marginalizadas de sua cidade. Foi uma escolha consciente e decidida: pelos doentes, pelos pobres e pelas meninas abandonadas e carentes de instrução, o que atraiu muitas jovens desejosas de seguir a vida religiosa, como ela.

Regina criou escolas e, com suas companheiras, começou a tratar dos doentes em seus domicílios e em hospitais. Assim, fortalecida pela graça, ela fundou em 1583 uma nova família religiosa feminina, contemplativa e ativa, carisma inédito para aquele tempo. Colocada sob a proteção de Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir, que depois passou a chamar-se Congregação das Irmãs de Santa Catarina V.M., obtendo aprovação canônica em 1603.

A fundadora foi eleita a Madre Superiora e depois de trinta anos trabalhando para a expansão da sua Obra, faleceu em 18 de janeiro de 1613. Hoje a sua Congregação está fixada em muitos países dos cinco continentes, inclusive no Brasil. O Papa João Paulo II a beatificou durante sua visita à Polônia, em 1999, na cidade de Varsóvia. A Beata Madre Regina Protmann é festejada por toda a cristandade no dia de sua morte.


Bem-aventurado André Grego da Peschiera (norte da Itália), dominicano, Peschiera, 1400 - Morbegno, 1485


Bem-aventurada Beatriz II de Este (norte da Itália), monja, Ferrara, 1230 - 18 de janeiro de 1262


Bem-aventurada Cristina Ciccarelli de L’Áquila (centro da Itália), Colle di Lucoli (L'Aquila), 24 de fevereiro de 1480 – 18 de janeiro de 1543


Bem-aventurado Fácio de Cremona (norte da Itália), 1200 – 18 de janeiro de 1272


Bem-avanturadas Fèlicité Pricet, Monique Pichery, Charlotte Lucas e Victoire Gusteau, leigas, mártires, + Avrillé, França, 18 de janeiro de 1794


Bem-aventurado Juan de Lears, mercedário, + Barcelona (Espanha), sec. XIII


Bem-avanturada Maria Teresa Fasce, agostiniana, Torriglia, Gênova (noroeste da Itália), 1881 – Cascia (centro da Itália), 18 de janeiro de 1947


Nenhum comentário: