"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

domingo, 13 de março de 2011

Santuário Nacional investe em obras que visam a sustentabilidade

Aparecida (SP), 13 mar (SIR/A12) - Constantes mudanças climáticas estão ocorrendo num ritmo acelerado em todas as regiões do mundo. Neste ano, a Campanha da Fraternidade propõe uma discussão sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Para que ações efetivas sejam tomadas, empresas e grupos precisam se unir, no sentido de se preocuparem, já na concepção de qualquer projeto ou obra, com os impactos gerados ao meio ambiente. O Santuário Nacional de Aparecida trabalha em comunhão com esta idéia, e com iniciativas que visam a fraternidade e a vida no planeta. Diversas ações e projetos são voltados para a conservação do Meio Ambiente e para contribuir na conscientização dos milhares de romeiros que visitam a Casa da Mãe Aparecida ao longo do ano.
Projeto Casa Limpa - Um dos grandes desafios do Santuário é deixar a ‘Casa’ organizada e limpa após a visita de centenas de fiéis aos finais de semana de grande movimento. Nesse sentido, o Projeto Casa Limpa, em fase de finalização, visa incentivar os visitantes a zelar pela limpeza e manutenção do maior santuário mariano do mundo. Parte do lixo recolhido nos pátios e departamentos do Santuário é reciclado. A cooperativa Anjos da Limpeza da cidade de Aparecida, que recebe apoio do Santuário desde a sua criação, colabora com 10% dessa coleta.
Prevenção de deslizamentos - Entre as várias obras de infraestrutura do Santuário, está a prevenção dos deslizamentos de encostas. Em todo o complexo, áreas como as localizadas no morro próximo ao Centro de Apoio ao Romeiro, no acesso ao estacionamento superior perto a rodovia Presidente Dutra, necessitam de intervenção especializada para conter possíveis desmoronamentos de encostas, e, desta forma garantir a estabilidade do aterro. Este tipo de obra é fundamental para que não se tenha problemas com desmoronamentos como o ocorrido no Rio de Janeiro durante o período de grandes chuvas no início deste ano, colocando em risco a integridade dos visitantes do Santuário.
Estação de Tratamento de Esgoto Piloto – Outro projeto que demonstra a preocupação do Santuário com a natureza é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Piloto. O projeto em parceria com a Universidade de São Paulo em São Carlos vai atender toda a cidade de Aparecida e o Santuário Nacional.
Construções Sustentáveis - A construção de todo o complexo da Cidade do Romeiro será executada em fases, permitindo a avaliação de demandas e necessidades específicas. Porém uma das grandes preocupações do Santuário foi baseá-lo em ações com baixo impacto ambiental. A construção contará com água de reuso, energia solar e está localizado numa ampla área com projeto paisagístico, propiciando que todos possam desfrutar da agradável sensação de estar junto à natureza.
Papel e tinta ecológicos – A Revista de Aparecida, publicação da Campanha dos Devotos, com sua expressiva tiragem, é impressa em papel certificado, com garantia de manejo florestal responsável e com tinta ecológica.
Manutenção de áreas verdes e Reflorestamento – Outra grande preocupação é com o reflorestamento. Todas as áreas ao redor do Santuário, nos seus bosques, jardins e encostas próximas aos estacionamentos e áreas verdes passam por manutenção periódica.

(Verbonet)

Nenhum comentário: