"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 1 de março de 2011

Primeiro encontro das Equipes de Coordenação da arquidiocese de São Paulo


domodilospQuase 300 lideranças da Igreja de São Paulo se reuniram, no dia 26, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) para o 1° Encontro das Equipes de Coordenação da arquidiocese. O objetivo do encontro foi planejar as ações para 2011, fortalecidos pelos resultados do Congresso de Leigos realizado em 2010. Outro novo ponto que vem nortear a ação pastoral da arquidiocese é a 1° Carta Pastoral do cardeal dom Odilo Pedro Scherer, aos leigos e clero da arquidiocese de São Paulo.
Intitulada ”Paróquia torna-te o que tu és”, a carta destaca a necessidade da paróquia ser uma rede de comunidades  missionárias inseridas na vida da cidade. Um de seus parágrafos afirma: “É preciso tomar o seu significado teológico, místico e pastoral [paróquia], superando uma visão apenas burocrática ou jurídica”. O documento já entregue às paróquias será subsídio para a reflexão das comunidades, que também receberão questionários com o objetivo de diagnosticar virtudes e carências das paróquias da arquidiocese de São Paulo.
“Se trabalhamos bem a paróquia, a base da Igreja, trabalhamos os serviços ao povo de Deus, eu tenho muita esperança, que nós podemos dar bons passos na revitalização de nossas paróquias”, disse dom Odilo aos participantes, que também se pronunciaram, destacando a necessidade das paróquias bem acolherem aqueles que a procuram.
(CNBB)

Nenhum comentário: