"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 4 de março de 2011

O carnaval na visão dos hare krishnas


1) Na sua religião, o carnaval é um período de recolhimento? Por quê?
O carnaval é considerado uma das festas mais populares, mais animadas e representativas do mundo. A história do Carnaval começa há mais de 4.000 anos Antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito, com o culto a deusa Ísis. Eram, principalmente, eventos relacionados a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam. Há também indícios que o Carnaval tem origem em festas pagãs. (ver mais...História do Carnaval por Monique Cardoso)
Apesar do carnaval possuir características particulares, principalmente, como cultura (folclore), criatividade, atração turística, beleza e oportunidades, ainda assim, o Carnaval não tem nada a ver com a consciência de Krishna. O Carnaval é um período de festas dedicado, exclusivamente, ao prazer dos sentidos. Por assim dizer, um culto ao corpo.
As atividades do devoto se distinguem das atividades de uma pessoa comum por sua cessação característica de todos os tipos de gratificação dos sentidos e desejos diferentes. Uma pessoa consciente de Krishna está tão feliz em sua ocupação que não aspira por nenhuma outra felicidade.
O processo de bhakti-yoga (a yoga da devoção) seguido por uma pesssoa consciente de Krishna pode ser executado exitosamente com o coração cheio de entusiasmo, perseverança e determinação, seguindo os deveres prescritos na associação dos devotos e se ocupando completamente em atividade da bondade. Além de tudo, uma pessoa deve se empenhar nesta vida em conhecer primeiro a sua verdadeira natureza, que é espiritual. Este é o propósito de estar aqui. Esta forma humana de vida é muito rara. Devemos tirar proveito desta posição tão afortunada para entender o verdadeiro propósito da vida. Tudo que é temporário tem um fim, o que permanece é eterno.
2) Que atividade ela oferece aos seus seguidores neste período? Ainda é possível se inscrever para participar? Como e onde?
O Movimento Hare Krishna tem várias comunidades alternativas no Brasil, que são desenvolvidas pelos próprios devotos de Krishna e por todos aqueles que desejam participar. Sendo a resposta para as complexidades e problemas da vida agitada, estas comunidades apresentam ao homem o equilíbrio mental, a paz neste mundo, de vida pura, feliz e natural.
Neste período, temos várias atividades, como retiros, carnaval zen (práticas devocionais e de yoga), cantos de mantras, etc...
Em Teresopólis, temos a nossa comunidade de Vraja Bhumi (www.vrajabhumi.com.br) - tel.: (021) 2644-7362/2644-7804) com reservas já esgotadas, mas aberta à visitas.Eles oferecem para todos que adoram a natureza e busca paz espiritual o Carnaval Zen 2011 (pousada, SPA, yoga, caminhadas ecológicas, passeio è cavalo, sauna, ofurô, trilhas, piscinas e alimentação vegetariana)
Em Pindamonhangaba (Ribeirão Grande), Fazenda Nova Gokula, cercada pela Serra da Mantiqueira, temos um retiro espiritual, com a seguinte programação:
de 03 a 10/03/2011
Workshops, palestras sobre a cultura védica, canto de mantras (24 horas seguidas), programação infantil, trilha ecológica, apresentações culturais, yoga, meditação.
No domingo de carnaval, Nova Gokula recebe homenagem no desfile de Pinda: "A Associação Atlética Ferroviária terá em sua banda enredo uma homenagem à parte histórica e ao turismo de Pindamonhangaba. E dentro da área de turismo Nova Gokula está sendo homenageada. Inclusive o nome de Nova Gokula está dentro do samba enredo". (www.novagokula.com.br)
Além de tudo, no ano passado um dos nossos devotos, o ator Ciro Barcelos, coreografou um dos carros de desfile de Carnaval com uma temática sobre os deuses da Índia e alguns devotos e devotas desfilaram no carro.
3) Sua religião proíbe que seus adeptos brinquem Carnaval? Por quê?
Nossa religião não proibe, mas não temos nenhuma atração por tais atividades, porque temos dentro de nós um prazer maior, que é puramente espiritual. Além de tudo, não teríamos como nos divertir, pois seguimos os seguintes princípios básicos: Somos vegetarianos, não bebemos bebidas alcóolicas, não fumamos, nem nos intoxicamos, tampouco jogamos. E, tampouco, praticamos sexo irrestrito. Mas, é fácil encontrar os devotos, aos sábados, na Lapa, a partir das 22 horas, dançando embalados pelo cantar do Maha Mantra Hare Krsna. Os jovens e as pessoas em geral pensam que se trata de um bloco diferente e nos acompanham. É muito divertido e auspicioso apresentar um novo estilo de vida e consciência para quem está procurando um caminho de paz ou respostas para as suas indagações..
No templo, também, cantamos e dançamos o ano inteiro; temos um calendário anual repletos de festividades e atividades devocionais. Especialmente, nos domingos, oferecemos aulas de hatha yoga (gratuita), feira orgânica, restaurante vegetariano aberto ao público, além do programa à noite que consiste de palestras, cantos de mantras e jantar. O clima é de família, uma família diferente, uma família consciente de Deus (Krishna). Krishna significa o prazer mais elevado. Cada um de nós, cada ser vivo, busca prazer. Com um conceito de vida materialista, ficamos frustrados a cada passo ao tentar satisfazer nosso prazer porque não temos informação acerca do verdadeiro nível no qual temos prazer verdadeiro. Para desfrutar do prazer verdadeiro, devemos primeiro entender que não somos o corpo mas consciência. Não exatamente consciência, pois a consciência é de fato sintoma da nossa verdadeira identidade: somos almas puras, agora imersas neste corpo material.
4) E no caso dos seguidores que têm que trabalhar durante o carnaval (direta ou indiretamente com a festa), há algum tipo de orientação com relação a conduta ou sobre cuidados?
O processo é individual. Cada um conhece o seu próprio limite e nível de consciência. A pessoa sabe que uma ação na bondade gera um bom karma; uma ação na paixão ou na ignorância, gera um mau Karma. Karma é a reação material que se incorre devido às atividades fruitivas. Uma pessoa que age para Krsna, ou em consciência de Krsna, sob a guia apropriada e sem apego ao resultado do trabalho, está certamente progredindo em direção à meta suprema. A ação em consciência de Krishna é transcendental às reações do trabalho bom ou mal. Nas atividades da consciência de Krishna não se considera alegria ou sofrimento, lucros ou ganhos, vitória ou derrota.
É necessário fé e fé significa confiança inabalável em algo sublime. Quando uma pessoa está situada em consciência de Krishna, todas as atividades estão no plano absoluto, pois elas já não estão sujeitas a dualidades como o bem e o mal. O serviço em consciência de Krishna é melhor praticado sob a guia competente de um mestre espiritual que seja um representante genuíno de Krsna, que conheça a natureza do discípulo e que possa guiá-lo a agir em consciência de Krishna.
*As respostas foram enviadas por Raga Bhumi devi dasi, membro fundadora da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON)
(Globo)

Nenhum comentário: