"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 1 de março de 2011

Bispo de origem mexicano assume a maior arquidiocese dos EUA: Los Angeles


O Arcebispo de origem mexicano, Dom José Gómez, acaba de assumir a arquidiocese de Los Angeles nos Estados Unidos, a maior do país, depois de que o agora Arcebispo emérito Cardeal Roger Mahony atingisse o limite de 75 anos de idade. 

Na Missa de transição celebrada este domingo 27 de fevereiro e dirigindo-se ao Cardeal Mahony, o Arcebispo disse que "Los Angeles é minha casa agora. Reze para que eu seja capaz de continuar o trabalho que você começou aqui".

Perante 3 500 fiéis que abarrotaram a Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, o Cardeal fez entrega do bastão ao Arcebispo Gómez. Esse mesmo domingo enviou sua carta de renúncia ao Papa Bento XVI.

No próximo domingo 6 de março, uma semana depois desta transição, Dom José Gómez presidirá sua primeira missa como Arcebispo de Los Angeles.

Na Eucaristia de ontem o Arcebispo Gomez agradeceu ao Cardeal pela sua liderança nos últimos 26 anos. Seu legado, disse "é uma Igreja que irradia o amor de Deus e a verdade do Evangelho".

"Ele (o Cardeal) mostrou-nos o que Cristo quer que a Igreja seja - uma comunhão de culturas e uma comunhão de Santos, uma família de Deus com todos os países, raças e idiomas", disse.

"Inspira-me seu amor pelos imigrantes, pelos estranhos em nosso meio. Desafia-me seu chamado a viver o Evangelho, para encontrar Cristo entre os pobres, o amor aos imigrantes como nossos próximos e nossos amigos". 

O Arcebispo Gómez também se referiu à importância do sacerdócio em sua própriavida e na vida da Igreja: "o Cardeal Mahony sabe. Nossos irmãos sacerdotes sabem. Ser sacerdotes (de Jesus) é a razão de nossa vida. Levar as pessoas a Jesus, e levar Jesus às pessoas". 

"Um sacerdote é sacerdote para sempre", ressaltou e disse logo que "um bom bispo nunca se esquece que, sobre tudo, ele é um sacerdote". Agora o Cardeal Mahony "pode voltar para ministério sacerdotal a tempo completo".

O Cardeal Mahony escreveu recentemente que se sente "animado pela perspectiva de ajudar estes milhões silenciosos entre nós" em seu retiro.

A Arquidiocese de Los Angeles tem uma população de 5 milhões de católicos, dos quais 70 por cento é hispânico. Dom Gómez se converte agora no primeiro Arcebispo de origem hispânica de Los Angeles.


(ACI Digital)

Nenhum comentário: