"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

domingo, 13 de março de 2011

14/03 - Santos e Bem-aventurados

São Leobino, bispo de Chartres, França (Poitiers [?] - † entre 552 e 567). Abade de Bron, nos arredores de Lyon, foi a partir de 544 bispo de Chartres. Participou dos sínodos de Orlèans (549) e de Paris (552).

Santa Matilde, rainha da Alemanha (Engern, Vestfália, 890 – Quedlinburg, Saxônia, 968). Filha de Teodorico de Raingelheim e de Rainilde de Frísia, casou-se em 909 com Henrique o Caçador (rei da Alemanha a partir de 919). Matilde consagrou-se inteiramente às obras de caridade, socorrendo os pobres, curando os doentes, construindo igrejas, mosteiros e hospitais. Viúva em 936, retirou-se no mosteiro de Quedlinburg, por ela fundado. Matilde foi mãe de Otão I o Grande, imperador, e de são Bruno, arcebispo de Köln, dois dos cinco filhos tidos com Henrique.

Santo Alexandre de Pidna (Macedônia, atual Grécia), mártir, + 390

São Lázaro de Milão (norte da Itália), bispo, séc. V

São Leão, bispo e mártir em Roma (?)

Santa Paulina, religiosa, + Fulda, Alemanha, 14 de março de 1107



Bem-aventurada Josefina Gabriela Bonino, virgem, fundadora
Nasceu em Savigliano, no Piemonte, e, sob a proteção da Sagrada Família de Nazaré fundou uma congregação religiosa para educar órfãos e assistir aos enfermos pobres. Educada religiosamente no seu lar, aprendeu, com as palavras e o exemplo dos pais, o amor, o respeito e a generosidade para com os pobres e os necessitados. Indo morar em Turim, recebu a educação com as Irmãs de S. José, progredindo na sua vida espiritual com a oração e os sacramentos. De novo em Savigliano, cuida do seu pai doente até que ele morra e continua as suas práticas de vida cristã. Aos 18 anos fez voto temporal de castidade; então, com o desejo de desprender-se mais das comodidades familiares, ingressa na Ordem Terceira Carmelita e, pouco depois, na Ordem Terceira Franciscana. Dedicou-se a colaborar nas obras paroquiais. Doente com uma neoplasia na coluna vertebral, submeteu-se a uma dolorosa cirurgia sem que produzisse efeito a anestesia aplicada. A sua cura foi considerada milagrosa, e foi a Lourdes em ação de graças à Santíssima Virgem. Depois da morte da sua mãe, consagra-se à obra “Colombo” em favor das meninas órfãs de Savignano, trabalho que é criticado pela “gente do bem” da sua terra natal. Finalmente decide-se a fundar um instituto religioso para a educação das órfãs, para a sua formação escolar e religiosa, e para o serviço dos enfermos pobres. Com a idade de 38 anos vem a ser Superiora do seu Instituto, cargo que desempenhará com prudência e sabedoria até à morte, em 1906.

Bem-aventurado Tiago de Viterbo (centro da Itália), no século Tiago Capocci, teólogo agostiniano italiano (Viterbo, metade do séc. XIII – Nápoles, 1308). Estudou na Universidade de Paris, onde em 1287 recebeu o diploma e filosofia e teologia e em 1293 obteve o título de “magister” em teologia. Chamado em 1300 a dirigir o centro dos estudos, que os agostinianos tinham criado em Nápoles, em 1302 foi nomeado pelo papa Bonifácio VIII, arcebispo de Benevento e, no mesmo ano, foi transferido para a sede de Nápoles. Realizou uma importante atividade literária. Deixou, entre várias obras, o primeiro tratado sistemático sobre a Igreja (De regimine Christiano). Seguidor de Egídio Romano, é um agostiniano com tendências teocráticas. Culto confirmado pelo papa Pio X em 1914.

Bem-aventurado Arnaldo, abade de Santa Justina de Pádua (nordeste da Itália), Límena, Pádua, 1185 – Ásolo ( Pádua), 10 de fevereiro de 1255

Bem-aventurada Eva, reclusa de São Martinho de Liege (Bélgica), 1205 - 1265

Bem-aventurado Filipe de Turim (noroeste da Itália), franciscano, + Perúgia (centro da Itália), 14 de março de 1246

Bem-aventurado Tiago Cusmano, sacerdote, Palermo (ilha da Sicília, Itália), 15 de março de 1834 - Palermo, 14 de março de 1888

Bem-aventurado, Tomás Vives, mercedário, mártir em Túnis, na atual Tunísia.

(Verbonet)

Nenhum comentário: