"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Papa realiza nomeações de Bispos só para a Igreja no Brasil

O Papa Bento XVI aceitou a renúncia da diocese de Caratinga (MG), apresentada por Dom Hélio Gonçalves Heleno, por motivo de idade.

E nomeou Bispo da Diocese de Caratinga (MG), Dom Emanuel Messias de Oliveira, agora Bispo de Guanhães (MG).
Dom Emanuel Messias de Oliveira nasceu 22 de abril de 1948 em Salinas, norte do Estado de Minas Gerais. Após seus estudos de filosofia no Seminário Arquidiocesano e Mariana (1967-1968) e os da teologia, feitos na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), obteve a Licença em exegese bíblica e línguas orientais no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975). Em 04 de fevereiro de 1976 foi ordenado sacerdote pela diocese de Governador Valadares.
Como sacerdote foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Ilha dos Araújos , em Governador Valadares e Professor de Sagrada Escritura no Seminário de Caratinga e outros vários seminários no Nordeste do Estado de Minas Gerais.
Em 14 de janeiro de 1998 foi nomeado Bispo de Guanhães e recebeu a ordenação episcopal em 19 de abril. Como o Bispo era encarregado da formação catequese bíblica do Regional Leste 2 da CNBB, Administrador Apostólico da Diocese de Governador Valadares e Diretor Espiritual do Movimento Eclesial Fé e Luz.
Ele é autor de diversas publicações sobre literatura sinótica.


O Papa nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará (Brasil) Rev.do P. Teodoro Mendes Tavares, CSSp. Até agora, vigário geral da Prelazia de Tefé, atribuindo-lhe a sé titular de Verbe.
O Rev.do P. Theodore Mendes Tavares, CSSp, Nasceu 7 de janeiro de 1964, em São Miguel Arcanjo - Ilha de Santiago (Cabo Verde). Emitiu seus votos como membro da Congregação dos Padres Espiritanos a 8 de setembro de 1986 e foi ordenado sacerdote a 11 de julho de 1993.
Ele estudou filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga - Portugal (1986-1987) e teologia na Universidade Católica Português, Lisboa (1988-1993). Em seguida, ele obteve uma licenciatura em ecumenismo, no Trinity College, Dublin, Irlanda (1994). Ele também freqüentou um curso de língua francesa, na Alliance Française.
Durante seu ministério sacerdotal ocupou os seguintes cargos: Vigário paroquial e Pároco em Alvarães, Carauari Uarini e, na Prelazia de Tefé, Amazonas (1995-1998), Vigário Geral da Prelazia de Tefé (desde 2000), pároco da paróquia Bom Jesus, em Tefé, responsável pelo Centro Vocacional de Tefé (desde 1999), Superior provincial dos Espiritanos do Distrito da Amazônia (2003 até o presente); Delegado ao Capítulo XIX da Congregação Geral, em Cascais, Portugal (2004).

E finalmente, o Santo Padre nomeou Bispo Auxiliar do Ordinariato Militar no Brasil o Rev.do o Sac. Francisco José de Barros Falcão, do clero da Diocese de Palmeira dos Indios, até agora pároco de São Vicente de Paoli 'em Palmeira dos Indios, e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas, atribuindo-lhe a sé titular episcopal de Auguro.
O Rev.do Sac. Francisco José de Barros Falcão nasceu 14 de março de 1965 em Paulo Jacinto. Freqüentou a escola no Colégio Diocesano de Garanhuns e do Curso de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especializou-se em agronomia na Universidade Federal de Alagoas; a licença e o doutorado em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia de São Tomás de Aquino em Roma.
Foi ordenado sacerdote 18 de novembro de 1991 pela Diocese de Palmeira dos Índios. Desde 1993 ele é pároco da paróquia de São Vicente de Paulo. Exerceu os seguintes cargos: Professor de Teologia no Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Maceió, Chanceler da Cúria da Diocese de Palmeira dos Índios, Vigário Judicial da Diocese.
Desde 2006, o Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em Palmeira dos Indios. É autor de várias publicações.


(Verbonet)

Nenhum comentário: