"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os exercícios espirituais para o Papa e a Cúria serão dedicados a João Paulo II e à teologia dos santos

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 04-02-2011, Gaudium Press) Padre François-Marie Léthel, um carmelita descalço francês, professor de espiritualidade na universidade romana "Teresianum" será quem conduzirá, de 13 a 19 de março de 2011, os exercícios espirituais no Vaticano para o Santo Padre e seus colaboradores da Cúria Romana. O tema será: "A luz de Cristo no coração da Igreja - João Paulo II e a teologia dos Santos", comunicou a Sala de Imprensa vaticana.
Tradicionalmente, para a maior festa da Igreja Católica, a Páscoa, todo o Vaticano se prepara espiritualmente com os exercícios no início da Quaresma. O Santo Padre usufruirá, como habitualmente acontece, o seu período de retiro a partir do primeiro domingo depois da Quarta-feira de Cinzas, no dia 13 de março. Os exercícios espirituais se concluirão na sexta-feira, 19 de março, dia do santo patrono-homônimo de Bento XVI, São José.
Assim como no ano passado, para o período de retiro foi convidado um "padre simples", não um cardeal ou um arcebispo: Padre François-Marie Léthel, da Ordem dos Carmelitas Descalços, prelado secretário da Pontifícia Academia de Teologia e professor ordinário de teologia dogmática e de espiritualidade na Pontifícia Faculdade Teológica e no Pontifício Instituto de Espiritualidade de Roma, "Teresianum".
Padre Léthel nasceu em 1948 em Paris, na França. É Doutor em Teologia e licenciado em Filosofia. Autor de numerosos livros, entre os quais uma obra sobre os santos: "Connaître l'Amour du Christ qui surpasse toute connaisance. La théologie des saints" ("Conhecer o Amor de Cristo que ultrapassa todo o conhecimento. A Teologia dos santos").
A santidade e a figura de João Paulo II na dimensão cristológica também serão tema dos próximos exercícios espirituais no Vaticano em vista da próxima beatificação de Papa Wojtyla no dia 1º de maio de 2011. Padre Léthel tem conhecimento. O prelado secretário deu uma conferência sobre o futuro beato em 2005 em Bolonha, na Itália, onde falou sobre o tema "Eis a Tua Mãe" O testemunho do servo de Deus João Paulo II para os sacerdotes do III Milênio".

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: