"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

02/02 - Santos e Bem-aventurados

Purificação de Maria Santíssima, também conhecido como o Dia da Candelária
Nesta data, não só se comemora a purificação de Nossa Senhora, como também um segundo grande mistério: a apresentação do Nosso Redentor no templo. Além da lei que obrigava à purificação, havia outra que ordenava oferecer a Deus o primogênito, embora posteriormente ele pudesse ser resgatado por uma determinada quantidade de dinheiro.
 Maria cumpriu estritamente com todas essas obrigações.
Permaneceu 40 dias em sua casa, sem permitir que fosse vista, abstendo-se de entrar no templo e de participar nas cerimônias de culto. Logo, se dirigiu a Jerusalém com o seu filho nos braços, fez as suas oferendas como ação de graças e para a sua expiação, apresentou o seu Filho, pelas mãos do sacerdote ao seu Pai Celestial, e logo depois o resgatou por cinco shekels, recebendo-o de novo em seus braços até que o Pai voltasse a pedi-lo. Sem dúvida alguma, Cristo nos deu um exemplo de humildade, obediência e devoção ao renovar publicamente a própria oblação ao Pai tal como Ele havia feito em sua própria Encarnação.


Nossa Senhora dos Navegantes
Celebrada em várias localidades, esta festividade tem grande relevo na cidade de Porto Alegre (Brasil). Ocorre desde o ano de 1875 e hoje é considerada a maior festa religiosa do Rio Grande do Sul. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é conduzida em grandiosa procissão após a missa que precede os festejos populares.


Santa Catarina de Ricci
No século Alessandra, nasceu em Florença (Itália) a 25 de abril de 1522. Filha de Píer Francesco de’ Ricci, entrou aos quatorze anos entre as religiosas dominicanas de Prato e, mais tarde tornou-se priora do convento. Foi admiradora do Savonarola; era frequentemente consultada por personalidades de seu tempo, seja políticas (reis, príncipes, governantes) seja religiosas, como Carlos Borromeu, Filipe Néri, Pio V. Era muito devota da Paixão de Cristo, cuja devoção ajudou a difundir. Foi muito estimada por suas qualidades humanas e por sua admirável delicadeza com todos, especialmente os mais humildes e pobres. Faleceu em Prato (centro da Itália) a 02 de fevereiro de 1590. Foi canonizada em 1746.

São Cornélio, centurião romano que, estando aos Atos dos Apóstolos, foi convertido e batizado por são Pedro. Uma tradição o aponta como primeiro bispo de Cesareia da Palestina.

São Fortunato, mártir em Roma com são Feliciano, Fermo e Cândido.

Santa Joana de Lestonnac [Bordeaux, França, 27 de dezembro de1556 – 02 de fevereiro de 1640]. Neta de Montaigne, casou-se com Gastao de Montferrand, barão de Landiras (1573). Viúva em 1595, fundou, aconselhada por dois padres jesuítas, F. Raymond e J. de Bordes, a Companhia das Filhas de Nossa Senhora (1607), para a educação das meninas do povo. Canonizada em 1949.

São Lorenço de Canterbury, monge romano († 619). Companheiro de santo Agostinho de Canterbury, quando este foi enviado para a Inglaterra (596), para anunciar o Evangelho, à morte dele sucedeu-lhe na sé episcopal de Canterbury (604).


Santo Adalbaldo, mártir em Périgueux (França) † 650

Santa Adeloga de Kitzingen (Alemanha), abadessa beneditina, † 745

São Bernardo da Corbara (centro da Itália), sacerdote mercedário, séc. XII

São Burcardo de Würzburg (Alemanha), bispo, † 753

São Fóscolo de Orleans (França), bispo

São Jean Teofane Venard, sacerdote e mártir, Saint-Loup-sur-Thouet, França, 21 de fevereiro de 1829 – Hanói, Vietnã, 02 de fevereiro de 1861

Santos Mártires de Ebstorf (Alemanha), † 02 de fevereiro de 880


Bem-aventurada Maria Domingas Mantovani (Josefina da Imaculada), fundadora, Castelletto di Brenzone, Verona (norte da Itália), 12 de novembro de 1862 - 02  de fevereiro de 1934
Maria Domenica, primogênita de quatro irmãos, nasceu em Castelletto de Brenzone, em Verona, no dia 12 de novembro de 1862. Teve nos seus pais João Batista Mantovani e Prudência Zamperini, e no seu avô, que vivia com eles, a influência profunda de uma família honesta e cristã de trabalhadores simples, piedosos e dignos.
Freqüentou apenas a escola primária, por causa da pobreza da família. Mas a falta de cultura foi compensada pelos dotes de inteligência, vontade e grande senso prático. Desde criança mostrou sua vocação religiosa e incentivada pelo avô, dedicava-se à oração e a tudo o que se referia a Deus. Casa, escola e igreja foram os campos que forjaram o seu caráter.
Maria Domenica tinha quinze anos, quando chegou o novo pároco Padre José Nascimbeni, mais tarde também beatificado. Desde então ele se tomou o seu diretor espiritual, que intuindo seu temperamento generoso, a forte vontade de prosseguir na vida da perfeição, conduziu-a seguro e lúcido, para as mais altas conquistas espirituais. Ela foi a sua primeira colaboradora nas muitas atividades paroquiais. Dedicava-se ao ensino do catecismo às crianças, visitava e assistia os doentes e os pobres. Inscrita na Pia União das Filhas de Maria, foi sempre fiel na observância do Regulamento, tornando-se espelho e modelo para suas companheiras.
Assim, aos vinte e quatro anos no dia da Virgem Imaculada da Conceição, aos 8 de dezembro de 1886, na presença do pároco, emitiu os voto de perpétua virgindade, dedicando-se completamente à Deus e empenhando-se no auxílio ao pároco em todas as suas iniciativas pastorais.
Quando o Padre Nascimbeni, depois de se aconselhar com o Bispo, decidiu fundar uma nova família religiosa, encontrou em Maria Domenica a sua principal colaboradora e que se tornou sua co-fundadora; junto com outras três jovens. As quatro fizeram um breve noviciado junto às Terciárias Franciscanas de Verona e em 1892, emitiram a profissão, iniciando em Castelletto o novo Instituto chamado " Pequenas Irmãs da Sagrada Família", cujo nome se tornou o indicativo da orientação apostólica e espiritual da nova congregação.
Maria Domenica Mantovani mudou o nome para Maria Josefina da Imaculada e foi escolhida como primeira superiora da casa, cargo que exerceu até a morte. Ela contribuiu muito na elaboração das Constituições e na formação das Irmãs. Colaboração que foi determinante para o desenvolvimento e expansão do Instituto. Sua obra completou a do Fundador, de tal forma que se confundiam. A ação dele era intensa, forte, enérgica; a dela era delicada, escondida, embora também firme. Ambas se apoiavam em eloqüentes exemplos e pacientes esperas.
Depois da morte do Fundador, em 1922, Maria Domenica continuou a guiar o Instituto, com ânimo, prudência, grande entrega a Deus e profundo senso de responsabilidade. E teve a graça de ver a aprovação canônica definitiva das Constituições e do Instituto, antes de morrer. Soube assim que a obra teria continuidade com as mil e duzentas Irmãs espalhadas por cento e cinqüenta casas filiais na Itália, Suíça, Albânia, Angola, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, dedicadas às mais variadas atividades apostólicas e caritativas.
Aos setenta e dois anos de idade Madre Maria Josefina da Imaculada faleceu depois de breve enfermidade, no dia 02 de fevereiro de 1934. Sepultada no cemitério de Castelletto de Brenzone; desde 1987 seu corpo incorrupto foi transladado para o mausoléu, já ocupado pelo Fundador, no interior da Casa-mãe do Instituto, naquela cidade. O Papa João Paulo II beatificou Maria Domenica Mantovani em 2003, destinando sua festa para o dia de seu transito.

Bem-aventurado André Carlos Ferrari, bispo, Prato Piano, Parma (norte da Itália), agosto 1850 – Milão (norte da Itália), 02 de fevereiro de 1921

Bem-aventurada Catarina Kasper, fundadora, Dernbach, Alemanha, 26 de maio de 1820 – 02 de fevereiro de 1898

Bem-aventurado Nicolau (Sábio) de Longobardi (sul da Itália), Longobardi, 06 de janeiro de 1619 – Roma, 02 de fevereiro de 1709

Bem-aventurado Pedro de Ruffia, sacerdote dominicano e mártir, Ruffia, Cuneo (noroeste da Itália), 1320 - Susa, Torino (noroeste da Itália), 02 de fevereiro de 1365

Bem-aventurado Simão Fidali da Cáscia, religioso, Cascia (Perugia, centro da Itália), 1280/90 – Florença (centro da Itália), 02 de fevereiro de 1348

Bem-aventurado Estêvão Bellesini, religioso da Ordem de Santo Agostinho, Trento (norte da Itália), 25 de novembro de 1774 – Genazzano (centro da Itália), 02 de fevereiro de 1840

(Verbonet)

Nenhum comentário: