"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pastorais da Juventude de Santa Catarina realizaram Escola de Liturgia para Jovens


Joaçaba (Sexta-Feira, 28-01-2011, Gaudium Press) As Pastorais da Juventude do Regional Sul 4, que abrange o estado de Santa Catarina, em parceria com a Comissão Regional de Liturgia, promoveram entre os dias 14 a 23 de janeiro na cidade de Joaçaba, a Escola de Liturgia para Jovens. O encontro contou com a participação de sete dioceses do estado catarinense, uma participante do Rio de Janeiro e uma do Paraguai.
De acordo com o coordenador da escola, Daniel Rodrigo Strelow, o encontro teve como objetivo capacitar jovens para o serviço litúrgico da Igreja, bem como uma experiência de participação litúrgica como fonte de espiritualidade e de revigoramento da fé, conforme sugere o Concílio Vaticano II. Para o Secretário Regional da Pastoral da Juventude, Rodrigo Silva, a escola atua como um importante ponto de partida para se avançar na formação litúrgica da juventude.
"Cerca de 80% de nossos grupos de jovens atuam na liturgia de suas comunidades. Há um grande interesse da juventude em aprofundar sua espiritualidade e estudar mais a liturgia. Essa iniciativa pode desencadear várias ações, como a criação de núcleos de estudo e vivência da liturgia, encontros de formação e até uma próxima Escola de Liturgia", destacou o secretário.
O evento teve a importante e significativa presença do bispo da diocese de Chapecó e bispo referencial da liturgia no Regional Sul 4, Dom Manoel João Francisco, que participou integralmente da Escola e elogiou os participantes. Segundo o prelado, os jovens presentes no encontro são representantes de diversas dioceses do Estado e voltando para suas regiões vão fermentar o que foi discutido e estudado e, em breve, a liturgia tomará um grande e novo vigor em Santa Catarina. "A juventude é a esperança da Igreja, então precisamos investir nos jovens. E eu sinto o grupo participante muito empenhado, muito disposto", disse o bispo.
"Após o encontro os jovens retornaram para suas comunidades revigorados, animados e preparados para vivenciar a liturgia na vida, no cotidiano, nos seus grupos e na pastoral que atuam", concluiu o coordenador da escola.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: