"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Papa à Delegação da Igreja Luterana Alemã

Cidade do Vaticano, 24 jan (SIR/RV) - Bento XVI recebeu hoje uma delegação da Igreja evangélica luterana alemã, por ocasião dos 500 anos da visita a Roma de Martinho Lutero (1483-1546). A audiência aconteceu, simbolicamente, no penúltimo dia da semana de oração pela unidade dos cristãos. Segundo os biógrafos de Lutero, a visita a Roma esteve na origem da Reforma Protestante, do século XVI, dado que o monge alemão teria ficado chocado com o comércio de cargos eclesiásticos e de indulgências.
No discurso proferido durante a audiência desta segunda feira no Vaticano o Papa referiu que em 1517, por ocasião dos 500 anos da publicação das teses de Lutero que assinalam o início da Reforma protestante, Luteranos e Católicos promoverão em comum uma comemoração ecumênica desse fato histórico, sem qualquer triunfalismo, mas como uma confissão da fé no Deus uno e trino, em oração conjunta que inclua o pedido de perdão ao Senhor Jesus pelas injustiças cometidas e pelas culpas pela ruptura. Lançando um olhar sobre os cinquenta anos de diálogo oficial entre Luteranos e Católicos, o Papa considerou que se realizou um “intenso trabalho”. Não obstante as diferenças teológicas que subsistem sobre algumas questões fundamentais, tem crescido aquela profunda relação entre uns e outros que se apresenta cada vez mais como uma base de comunhão na fé e na espiritualidade. Os passos já dados reforçam – disse Bento XVI – a nossa confiança para continuar o diálogo como única forma para prosseguirmos neste caminho, como revelado e pedido pelo próprio Cristo. Como afirmava João Paulo II na sua Encíclica, “Ut unum sint”, não se trata de uma mera estratégia de comunicação num mundo em mudança, mas de uma obrigação fundamental da Igreja, no seu ser e missão.
Neste Domingo realizou-se uma cerimônia ecumênica na basílica de São Paulo Fora dos Muros, com a presença do cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos. Na ocasião foi plantada uma árvore em parceria com o projeto ecumênico «Jardim de Lutero», que tem sede em Wittenberg (cidade onde Lutero publicou as suas «95 teses»), centro-leste da Alemanha. O cardeal Koch - juntamente com o arcipreste da Basílica, cardeal Francesco Monterisi, e o abade Edmund Power –abençoou e plantou uma oliveira "como sinal da crescente comunhão ecumênica entre católicos e luteranos".
Na tarde desta terça feira, dia 25, na festa da conversão do Apostolo Paulo e na conclusão da semana de oração pela unidade, Bento XVI vai presidir à celebração das vésperas, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, com representantes das Igrejas e comunidades eclesiais presentes na cidade de Roma.

(Verbonet)

Nenhum comentário: