"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nova Evangelização cresce a partir de países não cristãos


ROMA, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - Um contributo importante para a nova evangelização pode vir de países não-cristãos, nos quais aumenta o número de fiéis.

Assim diz o presidente da Renovação no Espírito (RNS), Salvatore Martinez, que, de 28 de dezembro a 3 de janeiro, participou da Conferência Jubilar do Movimento Internacional Jesus Youth, realizada no estado indiano de Kerala.

Kerala, lembra um comunicado de imprensa emitido pela RnS, "viveu durante alguns anos um despertar da vida cristã verdadeiramente único no mundo".

"Toda semana, milhares de pessoas (...) entram em contato vivo com o Evangelho, de modo que, hoje, a porcentagem de cristãos em Kerala (55 milhões) ultrapassa 30%, em comparação à média nacional de 1,8% da Índia."

A ação levada a cabo pelo Movimento Jesus Youth é significativa, e essa realidade se espalhou da Índia para muitos países ao redor do mundo, "envolvendo milhares de jovens estudantes de faculdades e universidades com programas específicos de evangelização e ação social".

Salvatore Martinez foi o único palestrante europeu como expoente principal, juntamente com outros eclesiásticos - incluindo o cardeal indiano Ivan Dias, prefeito da Congregação "Propaganda Fide" - e expoentes da Ásia, África e Estados Unidos.

Ao voltar da Índia, Martinez disse que, "na Índia, está renascendo a antiga tradição cristã, da qual é depositária e que a história faz remontar ao próprio apóstolo São Tomé".

Em sua opinião, "não há dúvida de que está ocorrendo uma bênção especial de Deus em terras orientais, muitas vezes atormentadas pelo radicalismo de faixas religiosas isoladas: demonstra-o o impressionante número de vocações sacerdotais e religiosas, juntamente com as dos missionários leigos, que tornam bela e fecunda a Igreja, mesmo pagando o preço do martírio".

A Conferência teve lugar no campus universitário de Ernakulam, transformado, para a ocasião, em uma "fortaleza do Espírito". Foram 20.246 participantes, procedentes de 24 países de quatro continentes: Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bahrein, Bangladesh, Butão, Camboja, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Índia, Itália, Kuwait, Malásia, Nova Zelândia, Omã, Qatar, Reino Unido, Singapura, Sri Lanka, Estados Unidos, Suíça, Tailândia e Uganda.

Entre os participantes, estavam: 1 cardeal, 6 arcebispos, 17 bispos, 794 sacerdotes e religiosos, 118 seminaristas e 977 religiosas. Cerca de 800 voluntários prestaram serviços de acolhimento, logística e segurança.

A RNS é um movimento eclesial que, na Itália, tem mais de 200 mil membros, reunidos em mais de 1.900 grupos e comunidades.

(Zenit)

Nenhum comentário: