"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Instituto Teológico e Pastoral para a América Latina anuncia cursos de 2011

Bogotá (Quarta-feira, 12-01-2011, Gaudium Press) O Instituto Teológico e Pastoral para América Latina (Itepal) do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), começa um novo ano com um nova programação acadêmica, a fim de continuar o seu trabalho de "formação e atualização dos discípulos missionários do continente à luz das orientações do Magistério Latinoamericano", como menciona o Itepal no programa acadêmico de 2011.

Entre os cursos que o setor educacional do Celam dará estão Licenciatura Canônica em Teologia, a qual se dividirá em um núcleo básico - que será ministrado durante o primeiro semestre do ano - e duas ênfases: Formação Presbiterial e Ministério Pastoral, que começarão no mês de agosto. Este programa acadêmico, diz o Itepal, se desenvolverá com a finalidade "de oferecer uma fundamentação teológica de nível superior, sólida e atualizada, a partir da perspetiva latinoamericana e em harmonia com a teologia universal contemporânea, para impulsionar processos de reflexão, estudo e acompanhamento das comunidades eclesiais da América Latina".

A partir do dia 23 de maio, será oferecido o Doutorado Canônico, avalizado pela Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellin. O curso tem por objetivo impulsionar a formação de investigadores no campo da Sagrada Escritura, Teologia e Pastoral, para que, desta maneira, se promovam processos de investigação e reflexão nas igrejas locais.

O Itepal também concederá diversas especializações, entre as quais Pastoral Juvenil, Pastoral Vocacional, Teologia do Diaconado Permanente, Teologia em Perspectiva Latinoamericana, Pastoral Social, Pastoral Educativa e Processos diocesanos de Pastoral à luz de Aparecida

Nenhum comentário: