"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

26/01 - Santos e Bem-aventurados

Santo Alberico, abade de Citeaux, França († 1109). Depois de ter tentado inutilmente de reformar a abadia de Molesme, passou para Citeaux, sendo o segundo abade. Deve ser considerado o verdadeiro iniciador da reforma cisterciense.


Santa Paula Romana, viúva, Roma, 5 de maio de 347 - Belém, 26 de janeiro de 406

Quando Paula tinha 32 anos seu marido morreu, deixando-lhe cinco filhos e uma imensa dor no coração. Foi muito ajudada por outros dois futuros santos, Jerônimo, o erudito sábio bíblico, e Marcela, que também era viúva.

Em 385, Paula seguiu Jerônimo para a Terra Santa, tornando-se, em 386, líder das mulheres do seu grupo, que era instruído por Jerônimo. Motivou a construção de um convento para elas, um mosteiro para os homens e um albergue para os peregrinos.

A vida notável de Santa Paula, após a morte de seu marido, fez com que fosse escolhida como santa padroeira das viúvas. Morreu em 406, aos 56 anos, e foi enterrada sob a Igreja da Natividade, em Belém.


São Timóteo, discípulo amado de São Paulo, desde jovem se entregou ao estudo da Sagrada Escritura, e quando São Paulo estava pregando na região de Licaônia, os cristãos fizeram tais louvores de Timóteo que Paulo o convocou como apóstolo para substituir Barnabé. São Paulo confiou-lhe a pregação aos cristãos da Tessalônica, que sofriam uma cruel perseguição. Foi eleito bispo, segundo parece por especial inspiração do Espírito Santo e quando Paulo voltou de Roma, deixou Timóteo à frente da Igreja de Éfeso para acabar com os falsos mestres e ordenar sacerdotes e diáconos. Morreu apedrejado e na festa chamada Katagogia pelos pagãos ao manifestar sua oposição a suas cerimônias.


São Tito nasceu pagão e parece que se converteu pelo apostolado de São Paulo. Sua virtude e seus méritos conquistaram o apreço do apóstolo, pois consta que o adotava como secretário. São Paulo enviou Tito de Éfeso a Corinto, para dar término a várias ocasiões de escândalo e também para pacificar as discórdias naquela Igreja. Logo, São Paulo o enviou pela segunda vez a Corinto para que reunisse esmolas para os cristãos pobres de Jerusalém. São Paulo se deteve durante algum tempo na ilha de Creta para predicar a fé cristã, mas como as necessidades de outras igrejas requeriam a sua presença, consagrou Tito como bispo daquela ilha e o deixou para que terminasse o trabalho que ele havia começado. Sua morte foi tranquila, numa idade muito avançada. Ele é considerado o primeiro Arcebispo da ilha.


Santos Roberto, Alberico e Estêvão, abades de Citeaux (França) (séc. XI-XII)


Santo Agostinho (Eystein) Erlandsson, arcebispo, Noruega, séc. XII – † Nidaros (Noruega), 1188


Santos Xenofonte, Maria, Arcádio e João, pais e filhos, mártires, séc. V


São Teogenes de Hipona (norte da África), bispo, início do séc. IV


Bem-aventurado Arnaldo de Prades, mercedário, séc. XIII


Bem-aventurado Cláudio de São Romano, mercedário, + 1320


Bem-aventurada Maria de la Dive, viúva, mártir, Saint-Crespin-sur-Moine, França, 18 de maio de 1723 – Angers, França, 26 de janeiro de 1794


Bem-aventurado Michal Kozal, bispo e mártir, Nowy Folwark (Polônia), 25 de setembro de 1893 - Dachau (Alemanha), 26 de janeiro de 1943.


(Verbonet)


Dia do meu onomástico!

Nenhum comentário: