Alexandria, 19 jan (RV) - O patriarca copta ortodoxo, Shenuda III, decidiu não presidir publicamente, em Alexandria, no Egito, a cerimônia da Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada pela Igreja Copta, nesta quarta-feira.
A decisão, segundo o jornal cairota "Al Ahram", teria sito tomada pelo patriarca como atitude de respeito às pessoas que, em Alexandria, estão ainda de luto por causa das vítimas do atentado perpetrado contra a Igreja dos Santos, na noite do último dia 1°.
É a primeira vez que o patriarca não celebra a Solenidade da Epifania do Senhor, em Alexandria. Segundo fontes próximas a Shenuda III, a decisão respeita a atmosfera de tristeza que ainda existe na Igreja Copta.
O patriarca ameaçou várias vezes não presidir as celebrações religiosas importantes em sinal de protesto contra as autoridades governamentais, por causa das discriminações sociais e legislativas sofridas pelos coptas. Atualmente, estão em andamento os colóquios entre Igreja Copta e Estado a fim de modificar as leis relativas à construção de templos cristãos, no Egito, atualmente muito restritas. (MJ)
(Rádio Vaticano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário