Cidade do Vaticano, 24 jan (RV) – A 20 anos da dissolução da União Soviética, irão encontrar-se, na Alemanha, em 29 de março, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, e o responsável para as questões externas do Patriarcado de Moscou, Metropolita Hilarion Alfeyev. O objetivo é conversar sobre as perspectivas de aproximação entre católicos e ortodoxos.
A reunião está no contexto do IV Congresso Internacional “Ponto de Encontro: Igreja”, organizado pela Organização católica “Ajuda à Igreja que Sofre”. Atualmente, o diálogo entre Igreja Católica e Igreja Ortodoxa gira em torno da questão da primazia do Bispo de Roma. Esse assunto, à época de Paulo VI, era um dos principais obstáculos à recomposição. Hoje, de acordo com o Cardeal Koch, essa questão constitui maior oportunidade para a união.
Segundo o purpurado, seria necessário que “de uma parte, a Igreja Católica aprofundasse a idéia de que a primazia do Bispo de Roma não é um simples apêndice jurídico externo, mas um elemento que se baseia na eclesiologia eucarística”. “Por outro lado – concluiu –, a Igreja Ortodoxa deveria afrontar o problema com determinação, fundamentalmente pelo futuro do ecumenismo, buscando soluções adequadas para recuperar a própria unidade interna”. (ED)
Nenhum comentário:
Postar um comentário