Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-01-2011, Gaudium Press) Um espanhol, monsenhor Santos Abril y Castelló, foi nomeado neste sábado pelo Papa como o novo vice-camerlengo da Santa Romana Igreja. Atualmente, o camerlengo é o Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado vaticano.
Mons. Santos Abril y Castelló é arcebispo titular de Tamada, e núncio apostólico. Nasceu em 21 de setembro de 1935 em Alfambra, na Espanha. Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1960 e consagrado bispo em 16 de junho de 1985.
O camerlengo, e na sua ausência o vice-camerlengo, é o encarregado na Câmara Apostólica de cuidar e administrar os bens e os direitos temporais da Santa Sé durante a sede vacante, isto é, quando ainda não foi eleito um novo Papa. É responsável também pelo sigilo do escritório particular e do quarto do pontífice depois de sua morte. Exclusivamente ao vice-camerlengo, por sua vez, é confiada a vigilância, do lado de fora, do conclave quando este é em curso para a eleição do novo pontífice - justamente por isso, o vice-camerlengo, diferentemente do camerlengo, não pode ser um cardeal, ou cardeal eleitor.
(Gaudium Press)
Nenhum comentário:
Postar um comentário